Bem-vindo ao nosso Blogue!


O tempo não pára e os nossos pequenos Reguilas já se encontram no 4º Ano de escolaridade. SÃO FINALISTAS!
Neste espaço, continuaremos a publicar algumas das actividades em que participamos.
Venham espreitar...e comentem!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Pequena Sereia

Plano Nacional de Leitura

Hoje terminámos a leitura do livro recomendado para o 3º ano de escolaridade e destinado a leitura orientada na sala de aula
" A Pequena Sereia"


Um breve resumo da história:

Uma das filhas do rei dos mares ansiava completar quinze anos para poder subir à superfície e observar o mundo fascinante dos humanos. O momento chegou. O mar estava calmo e havia um grande barco onde se viam pessoas a dançar ao som de música. O príncipe era o mais bonito, com os seus grandes olhos negros.

Tudo começa quando a sereiazinha recebe autorização para ir à superfície e salva o príncipe de um naufrágio. Contudo, o jovem príncipe nunca fica a saber que fora ela sua salvadora, ele pensa ter sido uma garota humana. Melancólica, a sereiazinha vai até a bruxa do mar pedir que ela a transforme em humana, em troca disso, a bruxa tira-lhe a voz, pois era a mais bela voz do oceano.

Após a transformação, a sereia encontra o príncipe e passa anos muda em sua companhia. Um belo dia, o príncipe reencontra a garota que ele pensava tê-lo salvado e se casa com ela. A maldição da bruxa era que a sereiazinha morreria se o príncipe se casasse com outra. Então, as suas irmãs cortam seus próprios cabelos e os dão à bruxa em troca de um punhal que devia ser enterrado no coração do príncipe para salvar sua irmã mais nova.

Porém, para não morrer, a sereiazinha teria que matar o príncipe naquela noite e deixar gotas do sangue dele caírem em suas pernas para que ela voltasse a ser sereia. Não tendo coragem de matar seu amor, ela se sacrifica e morre, se transformando em uma filha do ar que dali a 300 anos conseguiria uma alma imortal se ajudasse os outros.

Esta história é um pouco triste, mas dá-nos uma grande lição de amor e amizade.


1 comentário:

Mário Magalhães disse...

Gostaria de saber se, durante a leitura orientada da obra, utilizou algum guião ou ficha de leitura. Se pudesse dispensar agradecia.
Obrigado

Mário