Sabem porque é que dia 25 de Abril é especial?
É especial porque foi o dia em que nasceu a Democracia. Antes de nascer a Democracia vivíamos numa Ditadura.
Mas afinal o que é a Democracia e a Ditadura?
Quando na escola vos mandam fazer um ditado, como é?
Uma pessoa dita e vocês têm de escrever o que ela dita. Mas tem de ser igualzinho! Se não for igualzinho têm má nota.
E se quiserem dar a vossa opinião? Se quiserem escolher o que escrever, como é que fazem?
Pois é! É na composição. Nela podem contar o que vos apetecer.
A Ditadura é como o ditado, não podem escolher, têm de fazer o que vos dizem sem reclamar senão podem ser presos. A Democracia é como a composição, podem dar a vossa opinião, podem escolher o que quiserem.
Em Portugal antes do dia 25 de Abril de 1974, havia uma Ditadura e nesse dia uns militares que não queriam aquela Ditadura, fizeram a revolução e foi então que nasceu a Democracia.
sábado, 25 de abril de 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Aniversário da Joana
sábado, 11 de abril de 2009
Aniversário da Mariana
Hoje a Mariana faz anos! Muitos parabéns!....
Que tenhas um dia muito, mas muito feliz é o que te desejam os teus amiguinhos e a tua professora num grande abraço com muitos beijinhos a acompanhar!...
.gif)
Fotorkut.com.br
Que tenhas um dia muito, mas muito feliz é o que te desejam os teus amiguinhos e a tua professora num grande abraço com muitos beijinhos a acompanhar!...
.gif)
Fotorkut.com.br
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Páscoa no Minho

O Minho é uma região rica em costumes e tradições. A visita pascal, vulgo compasso, é uma das Festas mais marcantes. Bem cedo, em cada aldeia estoiram foguetes, tocam os sinos e sai a visita Pascal que percorre todas as casas que abrem as portas ao compasso. É bonito de se ver! Vizinhos e amigos apressam-se a desejar as "Boas Festas" ao dono e ao pessoal das casas: Boas Festas! Aleluia! Aleluia!
Atapetam-se as ruas e os caminhos com flores. Grupos de pessoas correm de casa em casa, não esquecendo um vizinho, pobre ou rico, um amigo. É um reboliço! Há risadas e gritos. Beijos e abraços. Em cada casa põe-se uma farta mesa de iguarias, doces e salgadas, vinho do Porto, vinho corrente, e outras bebidas. Quando chega o compasso é o Pároco que saúda todos os presentes dizendo: "Paz a esta casa e a todos os seus habitantes, Aleluia", enquanto asperge com água benta a "sala grande" onde, por hábito, está colocada a "mesa".
Depois, o mordomo dá a cruz ornamentada a beijar ao dono que, depois de beijar a cruz, a dá a beijar aos presentes. O dono da casa ou a pessoa mais velha convida, então, o senhor Abade a sentar-se um bocadinho (que a caminhada é grande), oferecendo-lhe da "mesa" onde nada falta, desde o pão-de-ló até ao "sortido", passando pelo vinho da última colheita que graças a Deus, era de estalar … até ao vinho "fino", gerupiga ou algum licor conventual.
As pessoas abeiram-se, ordeiramente, da mesa e tudo come sem cerimónia, distinguindo, no entanto, o dono da casa, o pessoal do "compasso" a quem, depois, entrega o "folar" do senhor Abade (actualmente dinheiro num sobrescrito fechado) e outras esmolas para as Almas e o Senhor, não esquecendo, também, o folar do rapazio da campainha e da caldeira.
Por volta do meio-dia, recolhe o compasso à Igreja para os elementos que o compõem irem almoçar. No final, uma girândola de foguetes diz que o "almoço" já terminou e que o ritual vai continuar da parte de tarde, visitando os restantes lugares e casas da freguesia e é ver novos e velhos a gozar um belo Domingo que só regressa 12 meses depois. Bem no fim da visita organiza-se uma procissão de retorno à Igreja e aí é ver toda a gente a entoar cânticos religiosos.


segunda-feira, 6 de abril de 2009
Páscoa
Estamos de férias, mas, nos últimos dias de aulas do 2º Período fizemos alguns trabalhos relacionados com a Páscoa e com a Primavera. Aqui fica o registo de alguns desses momentos.
Páscoa Feliz para todos!
Páscoa Feliz para todos!
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Leitura em férias!

Férias!Férias!Férias!
Tempo de descanso, tempo de brincadeira, tempo de convívio, tempo de fazer coisas que nos ajudem a crescer! Porque não lermos um bocadinho? Há histórias tão divertidas, não há?
Se clicarem aqui encontram lindas histórias que poderão ler de uma maneira muito agradável!
Vá lá, experimentem!
Subscrever:
Mensagens (Atom)