Bem-vindo ao nosso Blogue!


O tempo não pára e os nossos pequenos Reguilas já se encontram no 4º Ano de escolaridade. SÃO FINALISTAS!
Neste espaço, continuaremos a publicar algumas das actividades em que participamos.
Venham espreitar...e comentem!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ciências Experimentais

Hoje tivemos um dia diferente: uma aula de Ciências Experimentais, com o tema “Dissolução em Líquidos”. Nesta aula pudemos verificar que diferentes materiais se dissolvem de diferentes maneiras em água e que o tipo de solvente influencia o tempo de dissolução dos materiais.
No período da manhã medimos a massa de 8 solutos diferentes. À tarde, finalmente, pudemos experimentar, mas primeiro registámos as ideias prévias que tínhamos acerca destes assuntos. Medimos 100ml de água para cada soluto. Quando já estava tudo pronto, colocámos os solutos todos ao mesmo tempo. Passados 5 minutos já tínhamos os resultados. Foi giro compará-los com as nossas ideias! Depois registámos a resposta à nossa questão-problema. Como não havia tempo, deixámos a segunda experiência para o dia seguinte. Logo à chegada, medimos 100ml de diferentes solventes, onde colocámos um cubo de açúcar. Registámos as ideias prévias e em seguida, passámos à experimentação. Ficámos admirados com os resultados. Então o açúcar não se dissolve totalmente em álcool? Nem no óleo? Comparámos com as nossas ideias prévias e completámos a resposta à questão-problema.
Foi uma aula divertida e proveitosa. Aguardámos ansiosamente pela próxima. Entretanto aqui ficam alguns dos momentos da nossa aula!

Sem comentários: